D- Pantenol, o poderoso ativo multifuncional dos cosméticos do bem.

03/05/2021

A maior busca em cosméticos nos tempos atuais é a multifuncionalidade. Produtos que possam ter inúmeras funções e que potencializam a beleza da pele e dos cabelos, é tudo de bom, não é mesmo?

Por isso, existem ingredientes queridinhos por todos e que fazem a diferença na rotina de cuidado, sendo o caso do D-pantenol.

Ele é um álcool que quando aplicado na pele e cabelo, é convertido no ácido pantotênico (vitamina B5), e por isso ele também é chamado de pró-vitamina B5 e é conhecido por diversos nomes: Pró-Vitamina B5, Vitamina B5, Dexpantenol, D-Pantenol e Pantotenol. É um poderoso hidratante, uma vitamina muito importante para a saúde e hidratação da pele, unha e cabelo.

Na pele, ele consegue se ligar às moléculas de água para reter ou atrair líquido, por isso é um ótimo umectante capaz de atrair água para a superfície da pele fornecendo mais umidade e nutrientes para todas as camadas, inclusive as mais profundas, devido ao seu excelente poder de penetração.

Nos cabelos, ele age formando um filme lubrificante sobre os fios, promovendo hidratação duradoura, prevenindo danos e adicionando brilho. Sua ação anti-inflamatória também pode ser muito benéfica para o couro cabeludo, já que muitas condições incômodas como caspa, dermatite seborreica, queda dos fios, coceira, entre outros, são originadas por processos inflamatórios. Sua textura leve e não gordurosa ajuda também a equilibrar a oleosidade.

Seu uso frequente gera grandes resultados na pele e nos cabelos.

Mas e agora, como encontrar esse ingrediente poderoso na minha rotina de cuidado?

Basta ler os rótulos e se atentar também aos demais companheiros da descrição, afinal, unindo o D-pantenol a outros ingredientes poderosos, o resultado será ainda melhor.


Na Reserva Brasil você pode encontrar D-pantenol nos seguintes produtos:

*Loção corporal - Possui D-pantenol além de óleo de Babaçu, óleo de castanha do Brasil, manteiga de karité, glicerina vegetal, extrato de orquídea e extrato de cana-de-açúcar.

*Shampoo e Máscara - Além de D-pantenol, possuem mix de proteína hidrolisadas de arroz, trigo, quinoa e linhaça, extrato de goji berry, extrato de blueberry, extrato de orquídea, manteiga de karité e óleo de castanha do Brasil na composição.

*Creme de mãos - Além de FPS 15 e D-pantenol, leva na sua formulação manteiga de karité, manteiga de murumuru, óleo de babaçu, glicerina vegetal, extrato de jasmim e extrato de cana-de-açúcar.

*Sabonete líquido - Proporciona toque aveludado e hidratação, pois leva D-pantenol na composição além de glicerina vegetal, poliquatérnio-10 e extratos de jasmim/figo e cana-de-açúcar.


Portanto, grave esse ativo poderoso na sua lista de ingredientes indispensáveis em produtos para a pele e cabelo. Afinal, quando conhecemos melhor os benefícios do que usamos, fica mais fácil identificar as melhores escolhas a serem feitas, né?

Reserva Brasil, cuidado de dentro pra fora. ♥