Identidade olfativa, por que é tão especial?

28/07/2020

Sentir o cheiro de pipoca estourando te lembra as tardes com a família reunida e sem preocupações? Quando cai a chuva e você sente o cheiro de terra molhada, te lembra o quanto era especial e leve ser criança? Essas associações e muitas outras são possíveis pois nosso sistema olfativo está intimamente ligado às nossas emoções e lembranças. 

Qualquer memória que temos é originada através de algum dos nossos sentidos, e no caso da memória olfativa existe uma comunicação bem íntima e duradoura entre experiências emocionais e o olfato, inclusive já encontram-se estudos de uma memória passando de geração pra geração. Ou seja, nosso nariz  pode ser considerado uma máquina do tempo, possibilitando fortalecer o vínculo com pessoas importantes.

E a identidade olfativa nada mais é que o estudo e desenvolvimento de aroma exclusivo para uma empresa, marca, evento ou quaisquer ação que queira aumentar ainda mais o vínculo com o cliente.

Aromas mais comuns podem inclusive, não surtir o efeito desejado pois o consumidor pode associar o cheiro mas sem se recordar exatamente do local, e por isso, nós da Reserva Brasil realizamos uma pesquisa para identificar quais aromas fazem mais sentido de acordo com o local e as descrições do cliente, para que o escolhido seja certeiro e realmente único. Todavia, se você já gosta de algum aroma, nós também conseguimos reproduzi-lo.

E todo esse processo de análise, escuta e pesquisa é feito com muito carinho e atenção por nossa equipe de desenvolvimento.

E se você ainda está se perguntando como usar esse aroma exclusivo, seguem algumas sugestões:

  • Tendo um empreendimento com ambiente físico, usar o difusor e home spray para mantê-lo sempre perfumado é o primeiro ponto.
  • Se você apenas trabalha de forma online mas quer aguçar o vínculo com seu cliente, ao enviar o pedido, uma ótima opção é espirrar o seu aroma único na sacola que será enviada, isso fará com que ao receber, ele associe sua marca ao cheiro que irá sentir.
  • E se você trabalha com prestação de serviços, pode estar personalizando um produto com a sua marca e seu aroma único para presentear seus clientes.

São muitas as formas de encantar aqueles que são importantes pra você e seu negócio, mas ter um aroma único seu e da sua marca, certamente irá aguçar a memória e os sentidos de quem partilha de suas maiores conquistas: Seus clientes.